Estela enviou | ficou popular
" Estamos iniciando o nosso Manual do Blogueiro e Editor Online! "
Esta primeira parte é muito interessante para quem está começando a conhecer o mundo dos blogs. Várias histórias reais fazem parte desse Manual, por isso aproveite para se inspirar!
PARTE 1: O que e porquê (conceitos):
A) O que é um blog?
“Alexandre Inagaki é jornalista, consultor e autor do blog “Pensar Enlouquece, Pense Nisso”. Quando ele começou a escrever textos para a internet, em 1999, um blog ainda nem era o blog que conhecemos hoje. Alguns sites até possibilitavam que você criasse uma página sua gratuitamente, mas não davam o suporte que alguns sites dão atualmente.
Para Alexandre um blog é um site regularmente atualizado, sendo páginas dinâmicas e democráticas – qualquer internauta é capaz de criar o seu. Podem ser espaço para observações do cotidiano, mural de recados, laboratório de experimentações literárias, depósito de links curiosos, diário de viagem ou tudo isso ao mesmo tempo.
Alexandre também acredita que os blogs nasceram com a aptidão de serem espaços essencialmente pessoais, convidando outros internautas para iniciarem conversações na grande mesa de bar virtual que é a internet: “Basta puxar uma cadeira e participar dos diálogos”.
Atualmente, com 36 anos, Alexandre fez crescer o blog criado em 2002, “Pensar Enlouquece, Pense Nisso”. Através do seu trabalho inicial com blogueiros, realiza consultorias para empresas e agências de publicidade, ligadas à produção de conteúdos em mídias sociais e divulgação de campanhas publicitárias.”
O blog é como um site comum, mas que você mesmo atualiza. Totalmente simples, os blogs vieram pra ficar e conquistam cada vez mais espaço na internet.
Podendo ser desde um diário pessoal até um espaço de informação, os blogs passaram a funcionar como formadores de opinião e se você quer fazer parte desse mundo, encontrará aqui neste manual tudo o que precisa!
Os textos que você escreve para o blog são chamados de “posts”. Nos “posts” você pode compartilhar não só seus textos e links, mas também imagens, arquivos de áudio, entre outros. Conforme o seu blog cresce, você recebe comentários das pessoas que o acessam, permitindo que você interaja com os visitantes da sua página na web.
B) Por que um ter um blog?
“Bia Kunze é dentista e consultora em tecnologia móvel. Além disso, é blogueira do Garota Sem Fio, desde 2002.
Bia resolveu criar um blog estava começando a usar seu primeiro Palm e não conseguia achar lugares na internet que pudessem lhe ensinar dicas de uso para a sua profissão. Como teve que ser autodidata, frequentando listas de discussão e tudo mais, veio a idéia de compartilhar tudo o que ia aprendendo.
No início, o nome do blog era Odontopalm, pois unia dicas sobre o Palm que a Bia usava e sobre a sua profissão. Mais tarde veio o Garota Sem Fio, que dá dicas sobre tecnologia móvel.”
O interessante da história da Bia é que ela é dentista, mas com o tempo, seu blog foi se transformando e hoje realiza consultoria para pessoas que desejam saber mais sobre telefones celulares e similares.
O legal de ter um blog é que nele você pode expor as suas opiniões, gostos e fatos do seu dia-a-dia, compartilhando com o mundo as suas experiências e paixões. Mais que isso, o blog pode ser uma fonte de renda, uma extensão do seu trabalho ou um veículo de divulgação.
“Criar um blog foi tão importante para a Bia que, a partir da sua página na internet, ela abriu uma empresa de consultoria em mobilidade, sendo hoje a sua segunda atividade ao lado da odontologia.
O reconhecimento do blog Garota SemFio foi tão grande que Bia sentiu necessidade de se profissionalizar em algo que surgiu como um hobby. “Nunca planejei isso. Surgiu com o reconhecimento, e é algo que eu amo” – disse Bia Kunze.”
Para ganhar credibilidade na sua área profissional, um blog realiza um papel muito eficaz. Através dele você pode divulgar sua empresa, ficar mais próximo dos seus clientes – interação – e fazer da sua página na internet uma extensão da sua carreira, passando a fazer parte do seu currículo.
C) O que é e o que não é um blog?
Um blog se diferencia do site, principalmente, em aspectos bem simples: em um blog as atualizações são bem mais freqüentes do que em um site, não é preciso conhecimentos avançados para criar uma página e a comunicação autor-leitor é bem facilitada.
Como é o próprio autor que atualiza a página, a freqüência com que isso acontece é menos espaçada. Você pode fazer publicações todos os dias e até mais de uma vez por dia!
Outro ponto importante é que para ter um blog não são necessários conhecimentos técnicos avançados, pois existem muitos sites que disponibilizam gratuitamente blogs praticamente prontos. Quando alguém quer fazer um site por conta própria é preciso que tenha conhecimentos de web para criar uma página. Portanto, o blog é a forma mais rápida de ter o seu próprio espaço na internet.
Um blog também permite comunicação direta e facilitada com seus leitores. Essa comunicação é feita via comentários, que ficam organizados logo abaixo do texto. Nos sites não se encontra esse recurso, sendo a comunicação realizada através de e-mail ou espaço para contato.
Esquema-resumo das diferenças:
Blog | Site |
Atualizações mais freqüentes | Atualizações com maior intervalo de tempo |
Não precisa ter conhecimentos específicos de internet | Necessita conhecimentos mais avançados para a criação de uma página |
Comunicação com o publico facilitada | Permite comunicação com o público, mas não ocorre diretamente como no blog |
D) Descobrindo um motivo para blogar
Essa é uma pergunta que você deve se fazer antes de começar um blog: Qual o meu objetivo?
As pessoas criam blogs por motivos variados, indo desde o lazer e prazer de ter um espaço seu até a necessidade de ter algo que dê retorno financeiro.
Portanto, dependendo do seu motivo para blogar, é muito importante que se tenha em mente a responsabilidade que você passará a ter com seus leitores. A partir do momento que você consegue formar um grupo de leitores fiéis, você tem um compromisso com eles. Principalmente se o blog faz parte do seu trabalho.
“Mauro Castro é taxista, colunista e blogueiro. Como todo motorista de táxi, ouve muitas histórias em conversas com passageiros, muitas divertidas, outras estranhas.
Por causa disso, há 7 anos, Mauro foi convidado a colaborar com um jornal de grande circulação de Porto Alegre, o Diário Gaúcho, contando em uma coluna todas essas histórias que vinham do banco de trás do táxi e que ocorriam durante suas corridas.
Nessa mesma época estavam surgindo os blogs e foi então que veio a idéia de criar o blog TAXITRAMAS, onde passou a postar os textos que eram publicados no jornal.Assim, outro tipo de leitor também teria acesso aos seus textos.
Em decorrência da coluna e do seu espaço na internet, Mauro já escreveu um livro que leva o mesmo nome do blog.”
Como vimos, no caso do Mauro, seu motivo para blogar surgiu de um convite de um jornal. Mauro já tinha uma profissão e ela lhe abriu o horizonte dos blogs, da onde até um livro foi publicado.
O contrário também acontece. Muita gente começa a blogar, pois está sem emprego e precisar ganhar dinheiro de alguma forma. Um blog é uma boa maneira de fazer isso trabalhar e ganhar dinheiro.
Ainda existem os blogueiros que usam o blog para se aproximar do público com que trabalha. É o caso do Leoni, por exemplo, que é cantor e compositor, e tem um blog onde divulga o seu trabalho – músicas novas, lançamentos, shows etc – e também alguns fatos de sua vida pessoal. Isso faz com que ele se aproxime dos fãs, criando uma conexão com o seu público.
E então, pronto para fazer parte desse mundo chamado “blogosfera”?
Mais sobre BlogosferaGostou? Compartilhe!
- Indicar p/ amigos
- Link curto:
você está em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagem do formulário de comentário: